sábado, 19 de março de 2011

Puno e o lago Titicaca

Bom, Puno tem uma altitude de 3.830m e é ainda maior do que a de Cusco.
Puno em si é um lugar sombrio e desinteressante, se não levar em conta a impressionante geografia.

Infelizmente a Dé passou mal e teve que ficar descansando no hotel por hoje e não fez o passeio com a gente..

O maior lago da América do Sul e o maior corpo aquático navegável do mundo, o Titicaca é considerado há muito tempo um lugar sagrado entre os povos andinos nativos.

As ilhas do Titicaca - tanto as construídas pelo homem quanto as naturais, abrigam várias comunidades de índios Quechua e Aymara, grupos com tradições e modos de vida marcadamente diferentes.

O sol é extraordinariamente intenso a esta altitude. Fiquei com o rosto vermelho mesmo usando protetor solar fator 30!

AS ILHAS FLOTANTES DE UROS (5 km de Puno)

Os habitantes de Uros do lago Titicaca vivem em ilhas flutuantes feitas à mão, com totoras que crescem em abundância nas águas rasas do lago.
A sensação ao pisar nestas ilhas é realmente estranha.
Caminho às islas flotantes - o tempo estava nublado ainda
O junco abaixo (há 2m) e a parte de totoras acima (1m de espessura)
Pescadores e caçadores de pássaros, eles vivem agrupados por setores familiares e famílias inteiras vivem em cabanas de teto de palha com um ambiente só, construídas sobre a instável ilha de junco que flutua embaixo.

Eles constroem casas modestas e esplêndidas gôndolas com belos arcos de cabeça de animal com o junco e precisam repor constantemente as camadas de totora, que apodrecem com rapidez e que formam suas frágeis ilhas.

A energia que estas ilhas possuem são com painéis solares e, apesar da aparente rusticidade, eles tem TV e rádio.

Os habitantes da ilha que conhecemos foram extremamente gentis e simpáticos. Começamos com a explicação em forma de maquetes de como são feitas as ilhas.
A maquete indicando como funciona a ilha
Depois fomos agraciados por canções típicas em várias línguas, inclusive Quechua, Aymara, francês, inglês...

Eu até ganhei um colarzinho por ter quase acertado a profundidade que se encontrava aquela ilha, eeeeeee!!!!! Eram 17m e eu tive o chute mais perto: 18m.

Experimentamos também a parte branca da totora, que apesar de não ter gosto, é boa e rica em nutrientes.
Faz cara que tá gostoso, ci!
Depois fomos todos convidados a conhecer o interior das casas de junco e ver como eles vivem.

E claro, fizemos o passeio na gôndola! Hehehe!!

O adeus da família que vive nesta ilha
ILHAS TAQUILE (35 km de Puno)

Taquile é uma ilha muito bonita, sem veículos, sem eletricidade (se utilizam dos painéis solares também) e nos oferece uma vista incrível do lago Titicaca.

As vestimentas dos homens são bem interessantes: vestem cintos bordados de lã e gorro tão justamente tricotados que podem segurar água - que indicam seu estado civil: vermelho para homens casados e vermelho e branco para solteiros. As mulheres vestem saias em camadas e xales pretos sobre suas cabeças.

O gorro indica que este homem é casado
A ida demorou cerca de 1h15 desde a ilha flutuante de Uros. Ao chegar, andamos bastante, tivemos um belo almoço, que incluía uma sopa de quínua muito saborosa e o prato principal tinha peixe (trucha), arroz e batata (e até a Cidoca comeu o peixe, fato inédito!!!)
A Ci com o prato principal

A mesa onde comemos, ao ar livre e com vista para o Titicaca

A boa sopa de quinua e vegetais... deliciosa!
Depois fizemos uma caminhada de 2km para apreciar a vista da ilha numa altura de uns 200 e poucos metros. Havia muitas ovelhas e bovinos... claro que tem fotos do caminho!

Pegamos o barco de volta e aí percebemos o quanto desgastada estávamos.

O guia até nos ofereceu um passeio para um lugar místico onde há uma porta tridimensional, que nos leva à 4ª dimensão. Acabamos não indo, porque o local era a 1 hora e meia de Puno e a Dé estava sozinha no hotel.

Já eram 16h30 (18h30 no horário do Brasil) e resolvemos descansar em nosso quarto. A vista à noite é maravilhosa - bem diferente da visão que temos de dia... agora vamos jantar e amanhã podemos aproveitar a manhã livre antes de virem nos buscar para visitar algumas ruínas e depois ir a Juliaca pegar o vôo até Lima.