domingo, 27 de março de 2011

Dicas para os Viajantes

Ontem foi dia da faxineira e estava a maior correria por aqui. Não deu tempo de postar nada. Mas hoje seguem algumas dicas preciosas para os futuros viajantes. 

Saúde
O mal de altura realmente existe. Não foi só a Dé que sofreu desse mal. Muitos turistas que encontramos disseram sofrer dele. As principais características são dor de barriga, diarréias, enjôo, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito entre outras. 
Para isso recomendamos que assim que chegarem a locais de grande altitude tomem o chá de coca. Ele ajudará a evitar os sintomas. Existem as chamadas Soroche Pills. Mas elas contém ácido salicilico, então se você tiver alergia, não poderá tomar. Existem também as balas ou como eles chamam lá, os caramelos. Mas não são tão eficientes como o chá. 

Também é recomendado que você leve TODOS os seus remédios. Leve tudo o que você já precisou na vida, desde uma dor de cabeça até gripe, dor nas costas e de barriga. Existem farmácias lá mas é mais fácil já tomar uma medicação que você sabe que fará efeito pois todos os passeios são extensos. 

Compras
Se te perguntarem de que país você é, pode responder sem medo, do Brasil. O preço para brasileiros é bom ou pelo menos bem melhor que para europeus ou americanos. Se você tiver a aparência pode dizer que é estudante, o preço fica ainda melhor. Eu na minha cara de pau, mesmo sendo balsaquiana, me passei por estudante e ganhei desconto.
Confira sempre o seu troco, mesmo a vendedora mais simpática pode "sem querer" te dar o troco errado. Sem drama é só reclamar que o valor correto será restituído. 
As lojas de Cusco são bem mais baratas que as do Vale Sagrado ou as de Lima. Procure sempre perguntar o preço em mais de uma loja, o preço de uma camiseta por exemplo pode variar em 100%. 
Preste atenção no preço inicial que o vendedor falar. Eles têm uma estranha mania de falar uma coisa e cobrar outra no final. 


Passeios
A maioria dos nossos passeios já estava inclusa no pacote. A única exceção foi o dia livre que tivemos em Cusco. Como vocês puderam ver no post de Maras, Muray e Chinchero, existem muitas agencias de passeios no centro de Cusco com ótimos preços, é uma questão de pesquisar. 
Quando compramos o pacote aqui em São Paulo havia uma opção de passarmos a noite em Águas Calientes. Nessa opção seria possível visitar Machu Picchu novamente no dia seguinte. O passeio que fizemos foi muito rápido, não deu para sentar e curtir a paisagem, nem mesmo para explorar os cantinhos. 
Então se for possível peça esta opção com dois dias em Águas Calientes. Outra coisa é que em Águas Calientes vão te oferecer um passeio até as termas. Encontramos 2 turistas brasileiras que fizeram esse passeio. Segundo elas, ao chegar lá você encontra um quadrado azulejado onde vão enfiar um monte de gente. Ou seja, não vale a pena. Muito melhor subir até Machu Picchu e relaxar. 
Para quem gosta de passeio que incluem belezas naturais Lima não tem nada a ver. É uma cidade. Apesar de algumas ruínas como a que visitamos, é basicamente uma cidade, com shoppings, lojas e trânsito. Se essa não é sua praia troque a parada lá por mais um dia em Cusco.

Vou pensar direitinho e tentar me lembrar de mais dicas. Inteh


Nenhum comentário:

Postar um comentário