sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ollantaytambo

Não estou mais conseguindo lidar com essa ansiedade toda! Fico viajando nas histórias de cada lugarzinho que vamos conhecer... =]

Por isto, vou colocar um pouquinho sobre uma cidade (não menos importante que as outras) que vamos conhecer antes de chegar a Machu Picchu.

Esta cidade é uma obra monumental da arquitetura incaica. É a única cidade da era inca no Peru ainda habitada. Se encontra a 60 km de Cuzco e tem altitude de 2.792 metros acima do nível do mar.

A maioria dos visitantes chega pela manhã e sai no final da tarde em um grupo turístico. Nós 3, porém, vamos passar a noite e se o tempo permitir, vamos sair pra conhecer a vasta gama de atividades ao ar livre deste vilarejo, que se resume a uma única rua com histórias riquíssimas, incluindo ruínas pouco apreciadas pelos outros viajantes.



Habitada por mais de 700 anos, Ollantaytambo é um dos poucos povoados que conquistadores espanhóis do século 16 não conseguiram saquear facilmente, graças a sua fortaleza inca magnificamente preservada. Essa fortaleza foi, na realidade, uma cidade-alojamento, localizada estrategicamente para dominar o Vale Sagrado dos Incas.

O tipo arquitetônico empregado (sim, papo de arquiteta, hehe!), assim como a qualidade de cada pedra, fazem do lugar uma das obras de arte mais peculiares e surpreendentes que realizaram os antigos peruanos. As ruas retas, estreitas e pitorescas hoje formam quinze grupos de casas localizadas ao norte da praça principal. Algumas casas da época tipo colonial estão construídas sobre belos muros incaicos polidos e os tons da pedra são de cor rosa escuro.

Uma curiosidade: uma das montanhas que cercam a cidade mostra formações rochosas que lembram a metade de um rosto, aparentando com um rei de barba e coroa. O rosto apareceu após um terremoto. Ao lado do rosto existe um silo de alimentos, que muitas vezes é confundido com uma prisão. A localização do silo foi muito bem planejada, porque mesmo em dias de sol intenso, o vento forte que bate na montanha mantém o local bem fresco, favorecendo a conservação dos alimentos.

Na praça principal da cidade, o Hearts Cafe é uma combinação de restaurante e organização de ajuda humanitária, fundada em 2007 por uma nutricionista inglesa, que oferece trabalho a desempregados da cidade e cujo lucro vai para o desenvolvimento de projetos na região. O Hearts serve um pouco de tudo: desde café da manhã tipicamente inglês completo até refeições peruanas típicas.

O hotel que vamos ficar (Hotel Pakaritampu) tem localização bastante conveniente entre a praça principal e a estação de trem, é um lugar encantador. São 4 prédios rústicos rodeados por jardins impecáveis. E há um telescópio instalado no gramado! Diversão noturna garantida (espero que tenhamos noites claras!).

Em toda a nossa viagem, cada lugarzinho é único... divino, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário